jusbrasil.com.br
23 de Fevereiro de 2020

O que "O Sócio" do escritório de advocacia precisa saber sobre pessoas

Carla Tupan, Advogado
Publicado por Carla Tupan
há 2 anos

Marcus Lemonis é um bilionário que investe e recupera empresas. Seu vasto conhecimento em gestão empresarial é divido com o público através do programa de televisão chamado “O Sócio”. Lemonis, em seu programa, destaca que os pilares para o sucesso de qualquer negócio são Pessoas, Processos e Produtos. Já escrevi sobre como aplicar esses princípios no escritório de advocacia e neste artigo vou trazer mais alguns ensinamentos de Marcus sobre Pessoas adaptados à realidade dos escritórios de advocacia.

1. LIDERANÇA:

Todo escritório deve ter uma liderança bem definida. Se você se considera um líder, precisa saber que: “Quando você é um líder você não culpa pessoas, você soluciona o problema”.

Liderar não é fácil e exige que a pessoa seja responsável pelos problemas e que foque em solucioná-los. Sempre existe uma maneira de prevenir e solucionar um problema, uma das funções do líder é encontrá-la.

Entenda que, por exemplo, mesmo que o estagiário ou a secretária sejam omissos em alguma tarefa, culpá-los não vai mudar o fato de que o escritório deveria ter um manual com os procedimentos de trabalho detalhados, o que evitaria o erro cometido.

Ser líder é oferecer condições necessárias de trabalho e saber conduzir a equipe para que produza conforme a expectativa do escritório.

Seja um líder e não um simples “chefe”.

2. CADA UM NA FUNÇÃO:

O gestor do escritório deve identificar os pontos fortes e fracos de cada membro de sua equipe e alocá-lo aonde mais poderá contribuir para o escritório.

Insistir para que alguém continue em uma função para a qual não se encaixa é perda de tempo e de recursos do escritório.

Além disso, todas as funções devem ser bem específicas e o colaborador deve conhecer suas atribuições e rotinas de trabalho, para que não haja retrabalho, omissão ou perda de tempo e recursos dentro do escritório.

Possuir funções bem definidas é um dos segredos para o sucesso do seu escritório.

3. RECONHECIMENTO:

Um dos maiores problemas dos escritórios de advocacia é a rotatividade de advogados e demais colaboradores. Uma das razões para essa rotatividade é a ausência de reconhecimento e incentivo por parte dos sócios.

Advogados associados ou contratados, estagiários, assistentes, secretárias, entre outros colaboradores, são aqueles que fazem o escritório andar.

Se você possui no escritório pessoas talentosas, esforçadas, que realmente vestem a camisa do escritório, reconheça o trabalho dessas pessoas.

Muitas bancas já possuem plano de carreira para seus colaboradores, se o seu escritório ainda não possui, pense a respeito. Se possui só no papel, faça funcionar.

Por fim, tenha sempre em mente que investir em pessoas é o mesmo que investir em seu escritório!

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sem esquecer de fazer uma boa seleção antes de efetivamente contratar determinado talento....
Riam muito comigo quando eu fazia o recrutamento dos candidatos para estarem ao meu lado...
Eu sempre dizia: Sou chata e exigente hoje, amanhã e depois de amanhã ... vai encarar uma líder assim? E prosseguia: Mas tem um lado bom; você não terá surpresas...

Ótimo artigo! continuar lendo

Só contrato após uma bateria de exames de inteligência emocional... mais do que saber o direito é ter equilíbrio interno nas situações. Profissional bom é profissional centrado. Grandes corporações já não contratam só pelo curriculum faz tempo ..

os escritórios estão abarrotados de talentos estressados, com problemas de saúde, esgotamento nervoso e etcs. Além do que, é claro, eu ia esquecendo disso: os escritórios de advocacia não contratam com CTPS assinada, maquiando os funcionários com o termo "associados".

A advocacia tem muito a crescer com o Marcos Lemonis a começar pela formalização de contratos de trabalho, cessando com o "pagar por fora". continuar lendo

Muito bom.... continuar lendo

Muito bom, ajudou. continuar lendo